EFÉSIOS 5:22-33 - CASAMENTO – ESPELHO DA RELAÇÃO ENTRE CRISTO E A IGREJA

A bíblia usa muitas formas para expressar verdades essenciais, da fé cristã em consonância com a vida prática daqueles que são chamados a servir ao Senhor na sinceridade de seus corações. Refiro-me a verdades ensinadas por meio de símbolos ou então pelo uso de alegorias (ié: comparação). Uma relação muito estreita descreve-se principalmente no Novo Testamento na comparação que existe entre o relacionamento marido/esposa e Cristo/igreja.

Nessas palavras do apóstolo Paulo na carta aos Efésios há uma lição por demais importante a ser estudada ao pensarmos no tema alusivo à família e relacionamentos entre os membros da mesma, bem como as responsabilidades de cada um.

Vs. 5:32 –“Este é um mistério profundo; refiro-me, porém, a Cristo e à igreja”
O assunto -  casamento é tratado de forma especial pelas Escrituras Sagradas, nos dando  vários instrumentos ou recursos para nosso aproveitamento nas boas relações familiares

O mistério apresentado neste versículo (32) que é o do matrimônio sagrado envolve um aspecto terrestre e outro celestial:  É a partir daí que aprendemos sobre o casamento como espelho da relação entre Cristo e a Igreja. 

TEMA: -   CASAMENTO – ESPELHO DA RELAÇÃO ENTRE CRISTO E A IGREJA

O verso 32 apresenta um mistério nessas relações: marido/esposa   x  Cristo/Igreja:- Há dois aspectos:-

1.      NO ASPECTO TERRESTRE

5:32-Este é um mistério profundo; refiro-me, porém, a Cristo e à igreja”
Nesse aspecto terrestre há uma comunhão de vida entre marido e mulher e assim é chamada de mistério (vs. 28- Da mesma forma, os maridos devem amar as suas mulheres como a seus próprios corpos. Quem ama sua mulher ama a si mesmo”

Esse verso trata das relações de amor do marido para com a esposa.

Paulo mostra que esse amor é uma forma de amor-próprio, pois apesar dos cônjuges serem dois, na realidade são um só. O padrão do amor de um homem por sua esposa é o amor de Cristo pela Igreja (vs. 25 – Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela Todos os homens poderão compreender facilmente estas palavras, visto que todos eles amam a si mesmos, a menos que tenham algum problema patológico.

Sabem perfeitamente bem o quanto amam a si próprios, pois percebem o quão intensamente buscam aquilo que lhes agrada, e quão preocupados são por seu próprio bem-estar.

Este texto, pois exorta aos homens crentes que transfiram para suas esposas o mesmo tipo de cuidado e preocupação pelo seu bem-estar. Se um homem fizer isto, estará cumprindo o seu dever; e essa qualidade de amor contribuirá para o estabelecimento da harmonia no lar. Este é o aspecto terrestre na relação do marido com a esposa. Esse método divino em que o marido ama a esposa garante que a mulher se sentirá inclinada à  sujeição, retribuindo ao amor que lhe é demonstrado. Se for assim, pode-se ver claramente que quando um homem ama à sua esposa estará beneficiando a si mesmo, por que isso leva sua esposa a ter cuidado dele, a amá-lo, além do que ela fará aquilo que agrada e que aumenta a sua felicidade.

2.      NO ASPECTO CELESTIAL

Paulo fala de um mistério profundo referindo-se ao Senhor Jesus Cristo e a Igreja. Usamos a expressão “Mistério da Igreja” – sobretudo para aquilo que Deus tem a intenção de fazer com os remidos (os salvos). Isto envolve um chamamento elevadíssimo do destino da igreja, o Corpo de Cristo. Nas Escrituras, um “mistério” não tem qualquer conotação de algo misterioso, indecifrável. Um mistério no NT é uma revelação um segredo aberto. Algum elevado conceito, antes oculto mas que agora foi revelado.

O mistério revelado é apresentado como o mistério da igreja como a noiva de Cristo. Uma forma especial de amor, de comunhão e de união de vida, entre os remidos e o Senhor Jesus, e esse é um ponto muito importante desse mistério. Em  II Corintios 11:2, Paulo diz: “...visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo”. Em outras partes do NT Cristo é chamado de noivo (Mt. 9:15,  Marcos 2:19-20.

No terreno espiritual existe certa comunhão de amor que é altamente benéfica para a alma que pergunta pelo Senhor, pela verdade e pela santidade, e todas essas coisas são encontradas em nossa união com Cristo.

Primeiramente Cristo se uniu à nossa humanidade, e agora estamos sendo unidos à sua divindade, e essa  união espiritual é o coração desse mistério revelado e simbolizado através do matrimônio entre um homem e uma mulher. Conforme o pensamento do reformador Calvino: “O grande mistério que Cristo sopra sobre a igreja, é a sua própria vida e o seu próprio poder”.

As comparações entre Cristo e a Igreja e entre o marido e a esposa em seu relacionamento familiar demonstra claramente que uma família humana pode servir de comparação acerca do reino de Deus. Alguém já intitulou a família cristã de ‘pequena Igreja’. Uma família cristã pode representar uma grande aliança entre Cristo e a sua igreja em miniatura.

A relação que existe entre o marido e a esposa, orientado pelo apóstolo Paulo, nada mais é do que a comparação da entrega de Cristo pelos pecadores eleitos. Uma relação espiritual e vital do noivo (Cristo) para com a noiva (a Igreja). Essa relação é explicada através dos seguintes versos:

a)      Um amor doador - vs. 25 – “... como também Cristo amou a igreja”  - Cristo é o modelo do amor

que o marido deve oferecer à esposa – um amor capaz de dar de si mesmo. A continuação do verso diz: “...e a si mesmo se entregou por ela” – fala de um amor destituído de egoísmo; amor que é capaz de dar sua vida em sacrifício por ela.

b)      Um amor protetor – vs. 26 – “...para que a santificasse” - implica numa atitude de proteção, tomar a

iniciativa de separar para si e não permitir que coisas estranhas a toquem. Santificar é separar e proteger dos perigos. A igreja é representada como esposa.

c)      Um amor purificador – vs. 26 – “...tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra”-

Há aqui uma linguagem figurada. A lavagem com água fala de limpeza espiritual. Todo o contexto aponta claramente que a ênfase é o relacionamento marido e mulher, no qual, Cristo é um exemplo serve como modelo.  As palavras santificação e purificação estão intimamente ligadas no que diz respeito ao cuidado e responsabilidade do marido para cooperar com uma vida santa e pura da a esposa. Quanto ao relacionamento de Cristo com a igreja, Ele oferece através do seu sacrifício na cruz a purificação eficaz. A igreja como noiva recebe de seu Noivo o perdão dos pecados.

A analogia do matrimônio é espiritual. E o mistério da união entre Cristo e a Igreja. Ela está sendo preparada para o marido, que é Cristo. Essa linguagem não deve ser interpretada de forma literal, mas figuradamente. E a figura da comunhão, da lealdade e do amor entre ambos. Cristo ama sua Igreja, como o marido deve amar sua esposa. Quando Paulo diz: "Grande é este mistério", é o mesmo que dizer: "Grande é a revelação oferecida aqui:  (I Timóteo 3:16) “Evidentemente grande é o mistério da piedade: Aquele que foi manifestado na carne foi justificado em espírito, contemplado por anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na glória”.

CONCLUSÃO – Mês de Maio  - Mês do Lar  - Mês das noivas  -  Mês da Família. Todas essas referências estão ligadas umas às outras e tem sua base na Escritura Sagrada através do projeto de Deus: criação do casal (marido e esposa / homem e mulher);  procriação para formação e complementação da família, Lições e aprendizado para o casal, para os pais (pai e mãe) para os filhos. Todo esse projeto de Deus precisa ser mantido e nós cristãos temos a responsabilidade de preservar. A desconstrução da família já tem sido demasiadamente grande para desmoralização e destruição desse projeto maravilhoso de Deus. Não vamos abrir mão desse projeto, nem através da comercialização dessas comemorações e nem através da nossa mudança de valores bíblicos, divinos e eternos.  Mantenhamos o propósito de Deus, pois o casamento é o espelho da relação entre Cristo e a Igreja. A família é a representação da grande família da fé para fazerem parte aqueles que foram chamados das trevas para a maravilhosa luz de Jesus.  Caminhemos na direção da vontade de Deus e tenhamos lares fortes, saudáveis e vitoriosos. Amém

                                                                                                                              Rev. Elton de Campos      

 

 





Comentários