A CAMINHADA DA FÉ

                     I Reis 19.1-8


A vida cristã leva-nos a cada dia a novos caminhos da graça de Deus e nos impulsiona a reacender os valores eternos em nossos corações. Á partir daí é que vamos reconquistando uma vida cristã autêntica.

Diante de um mundo de tantas controvérsias e incertezas em conseqüência do mal na humanidade e seu  distanciamento do Criador, somos levados a reconhecer mais uma vez a nossa total dependência ao Senhor. Não podemos desistir, temos que continuar caminhando. Muitas vezes nos sentimos cansados e pensamos que não vamos conseguir. Mas precisamos continuar.

A experiência do profeta Elias é muito semelhante à nossa. Em Tiago 5:17, declara-se que “Elias era humano como nós...”. Ele tinha suas limitações, seus medos, suas depressões e decepções e também suas alegrias e contentamentos.

É assim mesmo!  Esta narração bíblica relata que ele tinha acabado de fazer um grande feito em Israel e levado toda a nação a escolher entre Deus e Baal. Foi de fato um ato de coragem e muita fé em Deus. Restaurou o altar, pregou a união das tribos, executou a justiça e foi instrumento de Deus no juizo daqueles profetas de Baal. No entanto, Elias cria que estava só. Que somente ele era a figura de expressão e importância. Mas Deus tinha reservado de todo o povo sete mil homens que não tinham, se curvado a Baal.

Triste e se sentindo ameaçado, temeu por sua vida, por causa da ameaça de Jezabel e fugiu.

Estar a serviço de Deus e fazer a sua vontade no meio de nossa geração é um desafio muito grande, porque tudo parece conspirar contra a gente. Sofremos humilhações, perseguições e zombarias porque insistimos em crer em Deus e em Sua Palavra. E Ele continua falando conosco e renovando nossas forças, por isso devemos prosseguir na caminhada da fé.

TEMA: A CAMINHADA DA FÉ

1- EXIGE PROSSEGUIMENTO  -  (vs.4)

O caminho não acabou, não desista.  Após enfrentar os profetas de Baal, Elias sentiu-se esgotado e pensou que seu caminho estava terminando ali. Depois de ter recebido ameaças de Jezabel Elias temeu e para salvar sua vida foi para a cidade de Berseba. Ele fugiu do reino do norte para a parte mais ao sul dos territórios de Judá; um lugar que não podia ser considerado seguro, mesmo assim ele foi. Percorreu uma distância aproximada de 200 km. De onde estava. As lutas e perseguições muitas vezes nos fazem fugir, mas a caminhada da fé continua; exige prosseguimento. Pensou até mesmo em morrer, mas naquele momento Deus não permitiu.  Às vezes acontecem coisas apenas para nos fazer olhar atrás como quando a rainha Jezabel mandou um recado para Elias o ameaçando (v.2). Mas não podemos retroceder (Hebreus 10.35) nem olhar atrás (Lucas 9.62). Temos que prosseguir. Para que isso aconteça temos que confiar no Senhor e obedecer sua Palavra., conforme a orientação dada a Josué 1:7. Prosseguir na caminhada da fé é receber o conselho do Salmo 1, obedecer e seguir em frente.

2- EXIGE CONFIANÇA NO SENHOR (vs.5)

Com a ameaça de Jezabel. Elias resolveu distanciar-se do perigo iminente. Conforme a narração do verso 4 Elias foi ao deserto do Neguebe, deitou-se e dormiu debaixo do zimbro (O zimbro é uma árvore cultivada no oriente, ela é ornamental, plantada basicamente para a produção de madeira, mas também dá frutos comestíveis, que são usados na produção de bebida, perfumes e aromatizantes. Naquela época do ano não havia frutos no zimbro, mas tinha sombra e ali Elias deitou e dormiu profundamente.).

Ele estava no meio do deserto (v.3) e encontrou uma sombra para descansar (v.5). Precisava recompor suas forças para continuar a caminhada. Ali ele encontrou refúgio e recolhimento. O descanso físico é uma lição e  um simbolismo para que aprendamos a descansar no Senhor, pois a caminhada da fé exige confiança no Senhor. Quantas vezes precisamos descansar no Senhor e Nele encontrar refúgio e recolhimento.

Em nossa jornada nos desertos da vida podemos nos abrigar “à sombra do Onipotente” (Salmo 91.1). Em Deus somos fortalecidos (Filipenses 4.13).

 

3- EXIGE ALIMENTO ADEQUADO – (vs.6,7)

Alimente-se e prepare para caminhada: Esta foi a ordem dada por Deus. Um anjo tocou em Elias quando estava dormindo e o mandou se levantar e comer. Havia pão quente e água fresca. Elias comeu e bebeu, depois voltou a dormir. O anjo o acordou novamente e o mandou alimentar-se mais para prosseguir numa longa caminhada. Por mais que estejamos cansados por estar enfrentando duras provas, mas não fomos abandonados pelo Senhor. Ele está conosco, Ele nos sustenta, Ele nos satisfaz.  Jesus é o Pão da vida (João 6.48) e a água da vida (João 4.14); é Ele que nos satisfaz inteiramente.

O famoso físico e filósofo religioso, Blaise Pascal, disse “que existe um vazio em forma de Deus no coração de cada pessoa, e que somente Deus pode preenchê-lo”. É verdade, todo ser humano precisa de Deus e nunca estará satisfeito sem Ele, assim como Elias precisou naquele momento do alimento adequado para renovar suas forças. Conosco também acontece o mesmo, a caminhada da fé exige alimento adequado. Que busquemos  esse alimento maravilhoso que o Senhor nos oferece e que nos sacia completamente.

Conclusão: O propósito de Deus para a vida de Elias deveria chegar até o final. Tudo o que Deus faz é de forma completa. É isto que diz o apóstolo Paulo em Filipenses 1:6 – “Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês,vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.” Elias levantou-se comeu e bebeu, renovou suas forças, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus e ali estava pronto para receber as ordens do Senhor. Enquanto houver caminho haverá caminhada. A caminhada da fé precisa ser levada avante. Não podemos parar e nem desanimar. Deus é conosco. A caminhada da fé exige prosseguimento, confiança no Senhor e Alimento adequado.  Que o Senhor nos ajude a cumprir essa caminhada para repetirmos com o apóstolo Paulo em 2Timóteo 4:7-8 “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.” Amém!

 Rev. Elton de Campos

 (boletim do dia 14/02/2021

Comentários